Educação
Quinari será beneficiado pelo Projeto Rondon com vasta programação
Published
6 anos agoon
By
Redação
Doze municípios do Acre serão beneficiados com o Projeto Rondon, um conjunto de atividades do Governo Federal, com o apoio do Governo do Estado, para promover cidadania e o desenvolvimento sustentável das populações interioranas. Aqui, a edição será chamada de Operação Vale do Acre.
Na tarde desta quinta-feira, 24, o Governo do Estado do Acre e o Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, assinaram termo de cooperação para que as ações tenham início.
O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa, com o suporte dos Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e Agrário, da Saúde, do Meio Ambiente, da Integração Nacional, do Esporte e da Secretaria de Governo da Presidência da República.
A Operação Vale do Acre atenderá os municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Bujari, Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia, Manoel Urbano, Porto Acre, Plácido de Castro, Sena Madureira, Senador Guiomard e Xapuri.
Para o gerente do Projeto Rondon, coronel Yatabe, os municípios acreanos contemplados terão a oportunidade de levar melhorias aos munícipes por meio dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes do projeto.
“Estes municípios terão a oportunidade de mudar muitas coisas, com as ideias dos universitários que irão fazer parte do projeto. E somos gratos ao Governo do Acre, na pessoa do vice-governador, que se mostram receptivos ao projeto”, revela Yatabe.
Além do desenvolvimento local sustentável e a construção e promoção da cidadania, a prioridade do programa é desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública.
O ato de assinatura do termo de cooperação e apresentação contou ainda com a presença da secretária de Assistência e Inclusão Social, e primeira-dama, Ana Paula Cameli, da secretária de Comunicação, Silvânia Pinheiro, do chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade, do secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo Cezar, do Comandante do 4° BIS, coronel Costa Prates e do coordenador-executivo da Associação dos Municípios do Acre, Márcio Neri.
Conheça a Operação Vale do Acre
• 12 Municípios atendidos
• 55 Rondonistas voluntários
• 24 Instituições de Ensino Superior participantes
ATIVIDADES REALIZADAS
CULTURA:
– Capacitar agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que valorizem o cidadão, a cultura local e promovam o intercâmbio de informações.
DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA:
– Capacitar gestores municipais, conselheiros e lideranças comunitárias em gestão de políticas públicas, particularmente na área de desenvolvimento social, como acesso a renda, enfrentamento das situações de trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes;
– Instalar, dinamizar ou atualizar, conforme o caso, os conselhos municipais, tais como os de educação, de saúde, tutelar, de assistência social, da criança, do meio ambiente, dentre outros; e
– Capacitar agentes multiplicadores na prevenção da violência contra mulheres, crianças e adolescentes.
EDUCAÇÃO:
– Capacitar educadores dos ensinos fundamental e médio sobre técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, mediação de conflitos, relacionamento interpessoal, distúrbios de aprendizagem e educação inclusiva.
SAÚDE:
– Capacitar agentes de saúde em: saúde da família, doenças endêmicas, saúde bucal, acolhimento e humanização do atendimento em saúde;
– Capacitar agentes multiplicadores em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, na prevenção da prostituição infantil e na prevenção do uso de drogas;
– Capacitar agentes multiplicadores em ações de incentivo ao esporte e lazer; e
– Capacitar agentes multiplicadores em nutrição, com incentivo à utilização integral de alimentos e à promoção de hábitos alimentares saudáveis, dando prioridade aos produtos regionais.
COMUNICAÇÃO:
– Capacitar agentes multiplicadores e servidores municipais na produção e difusão de material informativo para a população, usando os meios de comunicação com ênfase em comunicação comunitária e pública; e
– Capacitar lideranças e servidores municipais nos serviços e programas oferecidos de formação de políticas públicas.
MEIO AMBIENTE:
– Capacitar, mobilizar e realizar campanhas na área de educação ambiental, particularmente no que se refere a resíduo sólido, saneamento básico e gestão de água e solo.
TECNOLOGIA E PRODUÇÃO:
– Disseminar soluções autossustentáveis – tecnologias sociais – que melhorem a qualidade de vida das comunidades.
TRABALHO:
– Capacitar produtores locais, com especial atenção à agricultura familiar e sustentável;
– Incentivar o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável;
– Promover ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão de obra ligada ao comércio de bens e serviços; e
– Capacitar servidores municipais em gestão pública e de projetos.
Alessandro Silva do Governo do Acre

Prefeita Rosana Gomes realiza etapa Municipal dos Jogos Escolares 2025

Agricultura do Quinari leva produtores para Dia de Campo

Jogos do Campeonato Estadual de Futebol do Acre poderão acontecer no Quinari

Recursos de Pontes alocadas por Senador não serão perdidos

Ação Saúde leva atendimentos a Comunidade Vila Pia
Prefeito André Maia reinaugura CEMAPE durante solenidade

Militante do PP revela suposto acordo entre candidatos para centrar fogo político em Gilson da Funerária

Confira o calendário de Pagamento do Auxílio Emergencial divulgado pela Caixa

Site apresenta aulas do Código de Defesa do Consumidor – Informativo 1
A mensagem da manjedoura!

Na tribuna da Câmara, vereador Magildo Lima manda duro recado para Vice Mailza

Procurador fala do Papel da PGM e desafios

Secretária de Educação fala sobre os desafios da Educação do Quinari
