Connect with us

COLUNAS

Desafios de um novo ano que se inicia!

Published

on

A maioria das pessoas no final do ano fazem uma reflexão sobre os desafios que tiveram e naquele que se inicia fazem um apanhado de planejamento e metas, pontuando o que deu certo e o que deu errado.

Na máquina pública também é assim, o poder público segundo o Direito Financeiro conta com o planejamento a longo prazo conhecido como Plano Plurianual, este com duração de 4 (quatro) anos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias-LDO e a Lei Orçamentária- Anual-LOA, planejamento estes de duração de um ano.

Com certeza a essa altura do campeonato o leitor já fez um planejamento de vida para o ano vindouro. Já se planejou inclusive para seus gastos e metas de viagens, claro também acreditando em um futuro melhor.

Na máquina pública se encontra em execução o Plano Plurianual, com certeza a Câmara já se debruçou sobre as leis orçamentárias LDO e LOA. Ali constam metas e diretrizes a serem vencidas.

No âmbito de Senador Guiomard, em se tratando de Administração Pública, se fizermos um balanço, temos que a partir de 2022 e 2023 foi um ano produtivo. A parceria da Prefeita Rosana Gomes com o Governo Gladson Cameli tem rendido bons frutos, como pavimentação, melhorias na infraestrutura, dentre outros.

A articulação da Prefeita com a bancada federal tem rendido casas populares, também pavimentação de ruas, construção de quadras, escola e há vários projetos em andamento, que com certeza vão impactar positivamente a vida das pessoas.

Bem no início do texto fiz questão de traçar um paralelo entre vida pessoal e administração pública. E tem um objetivo, como na nossa vida pessoal, que requer o estabelecimento de metas, a administração também requer e em parte se diferencia, pois com o capital que o ser humano detém, ele vai gastando e executando seus sonhos, já na poder público, requer sempre planejamento e vários outros elementos para chegar a ponta, os cidadãos.

Finalizando um ano, penso que é a hora de se planejar para 2024. Avaliar o que deu certo e errado, e já se planejar para vivermos com intensidade e trabalho, afinal, se o presente é de luta, o futuro nos espera.

Feliz Ano Novo.

Continue Reading