Começou no sábado (21) e encerrou neste domingo (22) o IV Open Shock de Kung Fu Sanda, no Ginásio de Esportes realizado pelo professor Francisco Fernandes e diversos apoiadores.
O Sanda ou Boxe Chinês é parte integrante do Kung Fu e consiste em uma luta de contato na qual são utilizadas técnicas de socos, chutes, projeções e quedas.
O estilo de combate Sanshou (sem joelhada e cotovelada) foi incluído nos Campeonatos Mundiais a partir de 1991 e nesse mesmo ano foi publicado um conjunto de regras pela Federação Internacional de Wushu (IWUF).
Geralmente em uma competição o combate é feito sobre tatames de encaixe ou em uma plataforma elevada simulando um ringue sem ou com cordas nas laterais.
No combate lutadores se enfrentam nas categorias divididas a cada cinco kilos em dois rounds de dois minutos cada um e se houver empate é feito um terceiro round para decidir o vencedor que pode ser por nocaute ou pontos.
O combate é um importante legado do povo chinês que visa proporcionar saúde e longevidade aos seus praticantes.
Ajuda o praticante a ter maior agilidade, resistência e disciplina, gerando benefícios como pronto raciocínio; perda de peso; desenvolvimento físico acelerado; relaxamento mental; aprimoramento de laços sociais; aumento de resistência corporal e aumento de confiança.