Juiz de Senador Guiomard inova no atendimento ao público e visita acamados para tomar decisões.
O Juiz Titular da Vara Cível da Comarca de Senador Guiomard não aceita deixar as pessoas esperando pela tutela jurisdicional, reconhecendo assim as inúmeras dificuldades daqueles que mais precisam.
O município de Senador Guiomard como todas as cidades acreanas dispõe de grande número de acamados tendo a maior extensão rural da regional do baixo Acre. Posto os desafios, o Poder Judiciário cumpre sua função social de pacificar, confirmar e distribuir direitos.
Logo pela manhã da terça-feira (04) Juiz, Promotora, Defensor Público, Diretor de Secretaria e o Segurança organizam o roteiro de audiências de acamados. Ao todo foram 05 audiências nos últimos dias.
No final da audiência uma das partes se levantou e acenou para as autoridades.
As audiências tratam de interdição, doação de medicamentos, aposentadoria, dentre outros. “Isso que realizamos aqui já foi uma audiência de curatela, eu entendo que a justiça não é para ficar nas quatro paredes”, explica Afonso Braña Muniz.
Em um dos casos acompanhado pela reportagem, uma das partes estava acamada, a filha exerce a curatela de modo precário e as autoridades precisavam ouvir as partes para emissão da decisão final sobre o caso.
A parte não falava, apenas acenava com os olhos, também não ouvia, entendia pela leitura labial. Juiz e Promotora, fizerem perguntas, Defensor público também e ao final optaram pela emissão do termo de curatela.
A representante do Ministério Público Dra Eliane Misae observou que faltava acompanhamento em fisioterapia e a entrega de medicamentos. Logo anunciou que oficiaria o município para providências.
Fotos e texto Gilberto Moura – Especial para o Portal Quinari