A prática da atividade física é fundamental, e pode ser um diferencial para a vida. Por isso, separamos 5 exercícios. Confira!
1. Corrida
Por ser uma atividade aeróbica (assim como a caminhada e a natação, também indicadas), a corrida ajuda a melhorar a sua capacidade cardiorrespiratória e o deixa mais disposto.
Além disso, correr é bom para aumentar o fluxo de sangue para o cérebro e a produzir substâncias químicas importantes para a regulação do sistema neurotransmissor.
Como se não bastasse, é uma prática que ajuda a manter as vias aéreas limpas, além de reduzir problemas alérgicos. Experimente correr ao ar livre, assim você pratica uma atividade física e ainda sai de lugares fechados.
Ou seja, para quem passa tanto tempo recluso enquanto estuda, mudar de ambiente e se exercitar um pouco pode resultar num melhor desempenho, concorda?
2. Dança
A dança, além de ser um exercício prazeroso e que favorece a socialização, é ótima para quem está estudando. Pode ser a melhor opção para você!
Dançar ajuda a melhorar a memória — capacidade fundamental para quem estuda para um teste —, já que pede a recordação dos movimentos e as sequências da coreografia.
Além disso, exige-se coordenação, equilíbrio e ritmo — habilidades que ativam certas áreas do cérebro que são essenciais para o aprendizado.
3. Esportes
Praticar esportes é uma ótima pedida para o condicionamento físico. Mas vai muito além disso: é uma atividade divertida e que proporciona momentos de lazer e de socialização.
Além do mais, a prática esportiva (em qualquer modalidade) demanda dedicação, concentração, rotinas diárias e estabelecimento de metas. Ora, isso tem tudo a ver com os estudos!
Então, que tal começar uma prática desportiva hoje mesmo e usufruir também desses benefícios?
4. Musculação
Fortalecer a musculatura melhora seu condicionamento físico, o que facilita na hora de aguentar um longo período estudando para a prova.
Dessa maneira, você se previne contra o aparecimento de dores no corpo (nas costas, por exemplo), que certamente prejudicam sua disposição e seu desempenho.
Por isso, vale a pena investir no trabalho muscular. Privilegie exercícios que envolvam as regiões lombar, abdominal, do peito e das costas e veja como eles ajudarão a manter a postura correta durante a leitura e, com isso, aumentar sua disposição para os estudos!
5. Yoga
O estudo envolve muito estresse e tensão. A Yoga é uma maneira bastante indicada para aliviar esse peso e relaxar um pouco.
A prática da atividade é importante para exercer um controle mais consciente sobre o próprio corpo e a própria mente.
No primeiro caso, o estudante descobre seus próprios limites e aprende a relaxar os músculos — tensos por causa do esforço diário e da responsabilidade inerente à rotina de estudos.
No segundo, é possível se “desligar” um pouco das obrigações, esvaziar a cabeça dos problemas e relaxar.
Além disso, a Yoga é ótima para melhorar a concentração e a memória, pois aumenta a circulação sanguínea e favorece o melhor funcionamento do cérebro.