Fazem poucos dias que em uma articulação política a vice-governadora Mailza Assis indicou para o Núcleo da See em Senador Guiomard, o seu apadrinhado político Professor Helenilson Costa. Até aqui tudo normal no compadrio político na moda à brasileira, que em vez de agir na impessoalidade e moralidade administrativa prioriza as negociatas políticas.
Passados alguns dias da nomeação do Professor Helenilson pelo Secretário de Estado Aberson Carvalho, o Diário Oficial do Estado do Acre, desta segunda-feira, dia 13, trás a suposta nomeação da esposa do Coordenador do Núcleo de Ensino Karina Pereira para fiscalizar um dos contratos voltados a atender o Núcleo da Secretaria de Estado de Educação.
A possível nomeação da esposa do indicado de Mailza para fiscalizar contrato de recursos públicos gerou suspeitas e se confirmada viola os princípios da administração pública e será levado ao conhecimento do Ministério Público Estadual. A designação da servidora deu-se por ato do Secretário de Estado de Educação.
O fiscal dos contratos tem funções essenciais de fiscalizar a correta entrega ou prestação de bens e valores para administração pública. Também responde por eventuais danos que o contrato vier a causar ao ente público.
Outro lado
Minutos após a reportagem do Portal Quinari ter sido vinculada uma fonte da Secretaria de Estado de Educação informou que não se trata da esposa do professor Helenilson Costa e sim de uma servidora do quadro permanente da SEE, que aparece como fiscal em vários municípios.
Também foi explicado para a reportagem do Portal Quinari que a esposa do coordenador não tem vinculo com a Secretaria de Estado de Educação.