Quinari teve o IV Open Shock de Kung Fu Sanda no final de semana

IV Open Shock de Kung Fu Sanda realizado em Senador Guiomard no final de semana. (Foto cedida)

Começou no sábado (21) e encerrou neste domingo (22) o IV Open Shock de Kung Fu Sanda, no Ginásio de Esportes realizado pelo professor Francisco Fernandes e diversos apoiadores.

O Sanda ou Boxe Chinês é parte integrante do Kung Fu e consiste em uma luta de contato na qual são utilizadas técnicas de socos, chutes, projeções e quedas.

O estilo de combate Sanshou (sem joelhada e cotovelada) foi incluído nos Campeonatos Mundiais a partir de 1991 e nesse mesmo ano foi publicado um conjunto de regras pela Federação Internacional de Wushu (IWUF).

Geralmente em uma competição o combate é feito sobre tatames de encaixe ou em uma plataforma elevada simulando um ringue sem ou com cordas nas laterais.

No combate lutadores se enfrentam nas categorias divididas a cada cinco kilos em dois rounds de dois minutos cada um e se houver empate é feito um terceiro round para decidir o vencedor que pode ser por nocaute ou pontos.

O combate é um importante legado do povo chinês que visa proporcionar saúde e longevidade aos seus praticantes.

Ajuda o praticante a ter maior agilidade, resistência e disciplina, gerando benefícios como pronto raciocínio; perda de peso; desenvolvimento físico acelerado; relaxamento mental; aprimoramento de laços sociais; aumento de resistência corporal e aumento de confiança.