Quinari se prepara para comemorar 41 anos de emancipação política

No próximo dia 14 de maio o município de Senador Guiomard vai comemorar seus 41 anos de emancipação política e administrativa. O legado que une os munícipes é de resistência como já escrevemos em artigos de opinião sobre a origem da nossa história, precisa com certeza ser mais valorizada e ensinada no âmbito das nossas escolas e comunidades de base.

Em 22 de abril de 2015 através do texto Quinari, um nome que resiste ao longo do tempo, dissertei sobre esse confronto dos nomes da nossa cidade, claro e evidente, não discordando de nenhuma das fontes que levaram à sua história.

Segundo o historiador Arnaldo Francisco de Souza o nome da vila Quinari, teve origem indígena sendo traduzido em águas claras e palmeirantes, confirmando o que existe até hoje nessa região, boas águas que inclusive gera lucro e trabalho para as pessoas. Por outro lado, também permanece aquela história da árvore Quina – quina, da qual suas folhas serviam para a cura de malária na região.

Mais o que avançamos até aqui? Apesar do nome de vila ter mudado para município de Senador Guiomard, a cultura permanece e podemos até citar Senador Guiomard, mais voltaremos para o Quinari, terra amada e de prosperidade confirmada.

Muitos foram os avanços. Também tivemos retrocessos. Que o momento seja de modernização dos processos de gestão, de inovação no âmbito do poder público e do privado, pois os tempos já são outros.

A classe política precisa mesmo pensar o que temos e o que queremos para os próximos anos. O plano diretor deverá nortear o debate da cidade da qual desejamos para as futuras gerações. Esse debate, não poderá passar omisso nesse tempo. Esse documento é importante para melhorar a organização, bem como as condições de vida das famílias que aqui residem.

O que temos de planejamento estratégico? Também devemos pontuar. O debate do imediatismo finda deixando passar temas importantes visando sempre o agora. Que os sonhos de termos uma cidade melhor com mais educação, saúde e produção forte não sejam abandonados pelo pouco.

Como em todo aniversário a gente faz uma reflexão sobre nosso futuro, convido a você cidadão guiomarense, gestor, funcionário, vendedor, comerciante, vereador, prefeito da função mais simples a função mais alta da cidade a pontuar onde fica sua responsabilidade com a sua cidade. Onde estamos para onde vamos?

Gilberto Moura

Jornalista do Portal Quinari