Mente e coração renovados!

A humanidade vivia “sem esperança” e sem Deus. Entendemos que hoje prevalece a mesma perversidade, com um aditivo, de mãos dadas com o pessimismo.

Nicomedes Nunes de Souza
Pastor batista

“É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados” (Ef 4.23 ntlh). Efésios é uma carta contendo ensinos doutrinários à igreja, e também foi escrita da prisão. Como era caracterizado o mundo nos dias de Paulo, especialmente no contexto desta carta? A resposta está em Efésios 2.2 e Romanos 1.18-32: De repulsiva perversidade! Gastaram-se grandes esforços para melhorar essa condição, porém, todos foram frustrados.

A humanidade vivia “sem esperança” e sem Deus. Entendemos que hoje prevalece a mesma perversidade, com um aditivo, de mãos dadas com o pessimismo. Há também hoje, a multiplicação dos esforços para erradicar o crime e melhorar o meio ambiente das pessoas. Entre os meios usados para esse fim, destacam-se: – eliminar as favelas, melhorando as moradias; Implantação de parques e áreas de lazer; salário mínimo mais justo; ajuda psiquiátrica; leis mais justas e mais pesadas, com medidas mais enérgicas para conter o crime e a corrupção. É lógico que não devemos subestimar o mérito e a importância de todos esses esforços, são necessários para a melhoria social, porém, o que a maioria não entende é a necessidade de se remover o pecado e a culpa pelo qual o homem carrega, sendo por natureza filho da ira (2.3), onde este se vê oprimido.

O homem necessita de algo mais que uma simples reabilitação trabalhista ou social. Este necessita de uma reconciliação com Deus! Entende-se por coração e mente renovada, a operação transformadora de Deus na inteligência espiritual e também nas emoções do homem. Uma das lições mais difíceis é abrir mão do “direito” ao ressentimento (Ef 4.31-32).
Portanto, Deus quer desenvolver em nós a inteligência espiritual! Essa transformação afasta o homem dos desejos do engano, da mentira, do ódio, do roubo, da corrupção, da amargura, dos insultos e maldades, e essas coisas não se deixa por meio de melhorias sociais ou educacionais, mas tão somente através da transformação da mente e do coração, mediante o poder transformador do Evangelho, em Cristo Jesus!